segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Texto Áureo: Um Estudo de João 3:16

O Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16, é um dos versos de todos os tempos amados e bem conhecido em toda a Bíblia. Ele é freqüentemente chamado de "texto de ouro" das Escrituras.
Alguém poderia ficar chocado ao aprender, portanto, que esta grande passagem é um dos textos mais mal compreendidos e distorcidos da Palavra de Deus. Muitas pessoas sinceras, que prezamos muito caro João 3:16, têm pouca idéia do que este versículo maravilhoso, na verdade está ensinando.
Em um breve estudo, vamos observar atentamente a passagem em seus elementos constitutivos.

Para ...

No Novo Testamento grego, João 3:16 começa com a conjunção gar, que é usado para explicar uma afirmação anterior. Neste caso, o escritor acaba de alusão a uma situação histórica que ocorreu nos dias de Moisés.
"E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado" (João 3:14 - ASV).
Depois que os israelitas foram levados para fora do Egito para o deserto de Sinai, muitos deles começaram a murmurar contra o Senhor. Assim, o Senhor enviou serpentes ardentes entre eles como uma forma de punição. Quando o povo reconheceu o seu pecado e pediu a libertação, Deus instruiu Moisés a forma de uma serpente de bronze, e põe-na sobre um padrão. Qualquer pessoa que "olhou" para a serpente viveria (cf. Números 21:4-9).
Deve ser observado que a cura desejada não era para ser realizado em simplesmente "acreditar" que tal poderia ocorrer, mas sim, além de ter fé no Senhor, o israelita que buscavam a cura era obrigado a obedientemente olhar para a imagem.
O incidente da serpente era, é claro, típica da morte de Cristo, ou seja, foi um símbolo ou imagem. Observe o uso do conectivo ", mesmo assim," no versículo 14 (cf. Lucas 11:30).
Jesus Cristo, de acordo com o plano divino da redenção, deve morrer, e de uma maneira pela qual ele seria "levantado" (cf. João 12:32). Isto foi conseguido com a morte do Senhor na cruz (cf. João 8:28).
O objeto de tudo isso foi que "todo aquele que crê pode nele ( en auto - caso dativo de localização -. cf Efésios 1:4) tenha a vida eterna "(v. 15). A vida eterna é assim localizado "em Cristo" (cf. 2 Timóteo 2:10), e esse reino é introduzido pelo baptismo, que é o ato culminante do processo de conversão (Romanos 6:4, Gálatas 3:27). Neste contexto, portanto, conduz-se à introdução de John 3:16.

Deus amou tanto ... ...

É aqui afirmar que Deus amou o mundo. O termo "Deus" é a designação da natureza divina, e assim podem ser empregados de qualquer Pai (Ephsians 1:3); de Jesus, o Filho (João 1:1), ou do Espírito Santo (Atos 5: 3-4). Neste verso, obviamente, "Deus" é usado para o Pai, que deu o seu Filho.
Como maravilhosamente o amor de Deus é aqui retratado. Ao contrário dos deuses do paganismo, que eram ferozes e cruéis, e também o frio e indiferente "deus" da filosofia moderna, o Deus da Bíblia é amar (2 Coríntios 13:11, 1 João 4:8,16).
O termo "amado" traduz o verbo grego agapao. O substantivo forma agape não é um amor que é meramente emocional. É o amor de um interesse genuíno, que de dedicação determinado. É o amor que age fora de preocupação para outros. WE Vine observou que agapao, como usado por Deus:
"Expressa o profundo amor e interesse constante e de um Ser perfeito para objetos totalmente inúteis, produção e promoção de um amor reverente no-los para o Doador, e um amor concreto para com aqueles que são participantes da mesma, e um desejo de ajudar os outros a procurar o Doador "(Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento, vol. III, p. 21).
É este amor magnânimo de Deus que motiva o homem a procurar a sua graça. John escreveu uma vez: "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (1 João 4:19).
A medida do amor divino é sublinhada pelo uso do advérbio "assim" ( houtos ), um termo que marca o grau de intensidade. Deus amou assim, não passivamente, mas ativamente, ao ponto de dar seu Filho precioso, o seu "companheiro" (cf. Zacarias 13:7), para a redenção humana.

... O mundo ...

A palavra grega para o mundo é kosmos. Em um sentido literal, o termo designa o universo ordenado criado pelo Deus inteligente (Atos 17:24), ou, num sentido mais limitado, a Terra (Marcos 16:15). Freqüentemente, porém, "mundo" significa para todos os povos da terra, esta é uma figura de linguagem conhecida como metonímia, neste caso, o recipiente é colocado para o conteúdo, ou seja, o mundo está para os seus habitantes. A passagem, portanto, enfatiza o amor universal de Deus.
A doutrina da predestinação, como expresso na Confissão de Fé de Westminster de idade (1643), e ainda acreditava que por muitos hoje, ensinava que:
". . . Pelo decreto de Deus, para a manifestação da Sua glória, alguns homens e anjos são predestinados para a vida eterna, e outros preordenados para a morte eterna "(art. III).
Esta doutrina sugeriu que Deus, de acordo com sua própria soberania, havia determinado a salvar alguns, e outros malditos. Por isso, na verdade, uma pessoa é totalmente impotente quanto ao seu destino eterno.
A idéia é patentemente falsa e é uma reflexão sobre o caráter de Jeová. Cristo afirmou que ele veio para "dar sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Mas "muitos" é uma expressão que significa "todos" (veja 1 Timóteo 2:6;. Cf Rm 5:12,15). Sim, a graça de Deus apareceu "trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). Jesus é o Cordeiro de Deus que "tira o pecado do mundo" (João 1:29, 1 João 2:2). Verdadeiramente, Deus não quer que ninguém pereça (2 Pedro 3:9).
É importante ressaltar, é claro, que somente os eleitos serão salvos. Mas os eleitos são aqueles que, de sua livre vontade, determinar a aceitar a oferta do Senhor da salvação. E assim, certas passagens, lidando com a morte de Cristo, estão concentrados especialmente sobre eles (cf. "... também Cristo amou a igreja, e se entregou por ela," - Efésios 5:25). Tais passagens como esta, no entanto, não negam os muitos que afirmam a salvação potencial para qualquer um que vai obedecer (Hebreus 5:8-9).
Deus ama o mundo inteiro e quer que todos sejam salvos, mas ele vai forçar ninguém a ceder ao seu plano!

... Que ele deu ...

Dar é característica de Deus. Ele nos deu a vida (Atos 17:25), e seus dons da providência são diárias evidente (Atos 14:17). Ele é a fonte de todas as boas dádivas (Tiago 1:17), eo maior foi o dom do seu Filho. Sete séculos antes do nascimento de Jesus, Isaías anunciou: "... uma criança nasce ... um filho se nos deu ..." (9:6). Certamente devemos dizer como Paulo: "Graças a Deus pelo seu dom inefável" (2 Coríntios 9:15).
É bastante evidente, no entanto, que mesmo quando uma dádiva é disponibilizado, para que seja eficaz, um deve estar disposto a recebê-la. Deve haver uma concordância entre a vontade do doador ea vontade do benfeitor. Agora, o fato trágico da questão é, se Deus de bom grado deu o seu Filho, nem todos foram dispostos a recebê-lo. De algum foi dito: "... os que foram seus não o receberam ..." (João 1:11). Os homens têm o poder de rejeitar presentes!
Além disso, é certamente verdade que um objeto pode ser dado livremente, ou seja, não merecia, e ainda ser condicional. Nos dias do antigo Israel, Jeová informou Josué: "Olha, tenho dado na tua mão Jericó ..." (Josué 6:2). Apesar do fato de que Jericó era um presente, o Senhor posteriormente especificado instruções para a tomada da cidade. Um escritor inspirado posteriores comentários: "Pela fé os muros de Jericó caíram depois que eles foram rodeados por sete dias" (Hebreus 11:30).
Da mesma forma, aqueles que recebem a Cristo, como dom gratuito de Deus, deve submeter-se às condições exigidas pelo Senhor e Seus apóstolos (cf. Atos 2:41).

... O seu Filho unigênito ...

"Unigênito" torna os gregos monogenes, encontraram nove vezes no Novo Testamento (cinco deles de Cristo - João 1:14,18; 3:16,18; 1 João 4:9). O termo deriva de duas raízes, monos (só, sozinho) e genos (raça, estoque).
Nos contextos em que se aplica a Jesus, que, sem dúvida, denota que ele é "único na espécie" (FW Danker, et al., Grego-Inglês Lexicon, University of Chicago, 2000, p. 658). Ele é usado "para marcar Jesus excepcionalmente acima de todos os seres terrenos e celestes" (Dicionário de Teologia do Novo Testamento, Colin Brown, ed., Zondervan, vol. II, p. 725). "No seu significado monogenes relaciona-se com as diversas áreas: (1) ser ou natureza (exclusivamente o Filho de Deus), (2) a revelação de Deus ao homem (João 1:18), (3) a salvação por meio do Filho (João 3: 16, 1 João 4:9) "(Everett F. Harrison, Wycliffe Dicionário de Teologia, Hendrickson, 1999, p 386).. O termo não tem nenhuma referência à origem de Cristo.
[Nota: não há nada nos monogenes prazo para indicar que Cristo era "o Filho eterno de Deus", como alguns sugeriram. Para uma refutação dessa teoria, ver "era o de Jesus Filho de Deus 'Eternamente?" Www.christiancourier.com.]
O Senhor Jesus foi declarado ser o Filho de Deus por: os profetas (Isaías 9:6); anjos (Lucas 1:32), o Pai (Mateus 3:17); si mesmo (Marcos 14:62); seus discípulos, Mateus 16:16); seus inimigos (Mateus 27:54), e, pelo poder da sua ressurreição dentre os mortos (Romanos 1:4).

... Que todo aquele que nele crê ...

Novamente, o termo "qualquer" (literalmente, "todos") revela a universalidade do plano salvífico de Deus. O evangelho é dirigida a "toda a criação" (Marcos 16:15), e, como o convite grande final da Bíblia tem isso ". . . aquele que tem sede, venha; o que vai, deixá-lo tomar a água da vida "(Apocalipse 22:17).
A palavra "crê" é um particípio presente tenso, literalmente, portanto, "a manutenção a mais fiéis." Mas exatamente o que é a "crença" bíblica de que Deus aprova?
Alguns definiu o termo como simplesmente uma aceitação dos fatos históricos a respeito de Cristo, juntamente com a disposição de confiar nele como Salvador. Este é o ponto de vista daqueles que defendem a doutrina da salvação pela "fé somente." Mas a verdade é que há mais fé do que uma disposição mental.
O verbo "crer" em grego do Novo Testamento é pisteuo. Além do reconhecimento dos dados históricos, e uma disposição de confiança, a palavra também inclui o significado, "para cumprir", como Liddell & Scott observar no seu dicionário grego, (Oxford, 1869, p 1273.), e, como eles ainda ressaltar, é o oposto do apisteo, que significa "desobedecer. . . se recusem a cumprir "(p. 175).
Prof Hermann Cremer observou que "a fé" ( pistis ), tanto no Antigo Testamento e no Novo Testamento "é uma relação para com Deus e Sua revelação que reconhece e confia nele e nela, que não só reconhece e mantém a sua palavra como verdade, mas praticamente se aplica e se apropria dele "(bíblico-teológica Léxico do Novo Testamento, T. & T. Clark, 1962, p 482,.. emp acrescentado). WE Vine declarou que a fé envolve "entrega pessoal" a Cristo (Dicionário Expositivo, vol. II, p. 71).
Lexicógrafo JH Thayer observou que a crença é "usado especialmente da fé pela qual um homem abraça Jesus, ou seja, uma convicção, cheia de alegre confiança, que Jesus é o Messias - o autor divinamente da salvação eterna no reino de Deus, conjugada com obediência a Cristo "(grego-Inglês Lexicon, T. & T. Clark, 1958, p 511;.. emp acrescentado).
A fé salvadora não pode ser divorciada da obediência como a evidência revela isso claramente.
Crença e desobediência são definidas em vívido contraste na Bíblia. Note que este versículo: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que desobedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (João 3:36 - ASV; emp acrescentou.). Da mesma forma, os israelitas do Antigo Testamento que foram "desobedientes" foram condenados "por causa da incredulidade" (Hebreus 3:18,19; 4:3,6).
Enquanto João 3:16 promete a vida eterna ao que crê, Hebreus 5:9 atribui a salvação eterna, como a que obedecem, demonstrando assim que os dois não são mutuamente excludentes, ao contrário, a fé salvadora inclui obediência!
O Novo Testamento freqüentemente usa "fé" como uma sinédoque (uma figura de linguagem em que a peça é feita para representar o todo) para denotar a soma total de obediência ao evangelho.
Por exemplo, Paulo escreveu: "Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus ..." (Romanos 5:1). Que isso significa mais do que mera fé mental é comprovado pela própria conversão de Paulo. Ele acreditava no Senhorio de Jesus, enquanto ainda na estrada para Damasco (Atos 22:10), mas ele não gozava de paz por três mesmos dias subsequentes, até que ele foi batizado em água em obediência ao mandamento do Senhor (Atos 22:16; 9 : 18,19).
Outros componentes do plano de salvação, por vezes, figurativamente representam todo o processo. Arrependimento é dito resultar em vida (Atos 11:18), mas certamente não arrependimento por si só! E o batismo salva (1 Pedro 3:21), mas não o batismo por si só.
A fé bíblica, portanto, é a fé que trabalha com amor (Gálatas 5:6) em obedecer os requisitos do Senhor para a implementação do novo nascimento (João 3:3-5). E na manutenção da vida cristã. A noção de que a salvação é efectuada por "fé" é estritamente uma doutrina humana.

... Não pereça ...

Contrariamente às afirmações de alguns materialistas religiosos, as Escrituras não ensinam que os ímpios, em última instância deixam de existir. A palavra grega, aqui traduzida como "perecer", é apollumi - um significado muito forte termo "destruir totalmente".
Isso apollumi não sugere aniquilação é claro em que esta palavra é empregada para descrever a condição miserável do filho pródigo, quando separou de seu pai amoroso. Nesse estado, o filho estava "perdido" (Lucas 15:24), mas ele não tinha deixado de existir.
Como Vine salientou: "a idéia não é a extinção, mas ruína, perda, não do ser, mas de bem-estar" (Dicionário Expositivo, Vol. I, p 302.).. Prof Thayer declarou, com extrema clareza, que apollumi sugere "a ser entregue à miséria eterna" (Grego-Inglês Lexicon, p. 4).
Neste contexto deve-se estudar cuidadosamente Mateus 25:46 e 2 Tessalonicenses 1:7-9. A separação permanente dos ímpios de Deus implica um sofrimento eterno! Essa passagem é uma refutação eloqüente da teoria materialista do aniquilamento dos ímpios, ea afirmação modernista da salvação universal.

... Mas tenha a vida eterna.

A vida eterna está aqui prometido para aqueles que perseguem a vida de confiança obediente. Mas exatamente o que é a vida eterna?
Em verdade, não é mera existência eterna, para os ímpios existirão eternamente. A vida eterna é o oposto exato da morte eterna. A última morada de pessoas más é chamado de "a segunda morte" (Apocalipse 2:11; 20:6,14). Desde a "morte" sempre denota a idéia de separação, de alguma forma ou de outra (cf. Efésios 2:1), a morte final é, obviamente, a separação eterna de Deus (cf. Mateus 7:23; 25:41, 2 Tessalonicenses 1: 9).
Por outro lado, a vida eterna é a comunhão eterna com Deus, juntamente com todas as maravilhas que envolve. É um estado de glória (Romanos 2:10, 2 Coríntios 4:17), descanso (Hebreus 4:11), e felicidade (Mateus 25:21).

Conclusão

João 3:16 é verdadeiramente um texto maravilhoso. Mas é mais profundo e mais rico do que muitos supõem. Que possamos ser sábios o suficiente para estudar as suas verdades à luz da Bíblia como um todo. Ele contém a história, a responsabilidade, de aviso e promessa.

Fonte: Wayne Jackson, www.christiancourier.com/articles/483-the-golden-text-a-study-of-john-3-16 

3 comentários:

  1. Parabéns, Elvis Xavier, excelente texto, bem colocado, expositivo e bem embasado na língua original. Que o Senhor o abençoe a sua vida para escavar textos como este para os amantes do estudo da Palavra de Deus.
    Pr Flávio da Cunha Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Otima exegese aplicada ao texto, muito bom, me ajudou bastante a entender as palavras e sentidos originais desse texto que praticamente Resume o que Cristo veio fazer. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir