segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Verdadeiro Amor

Porque Deus amou - Isso não significa que Deus aprovou a conduta dos homens, mas que ele tinha sentimentos benevolentes para com eles, ou era "ardentemente desejoso" de sua felicidade. Deus odeia o mal, mas ele ainda deseja a felicidade daqueles que são pecaminosos. "Ele odeia o pecado, mas ama o pecador." Um pai pode amar seu filho e deseja seu bem-estar, e ainda ser forte oposição à conduta daquela criança. Quando nós aprovamos a conduta de outro, este é o amor de complacência, quando desejamos simplesmente a sua felicidade, este é o amor de benevolência.
O mundo - toda a humanidade. Isso não significa nenhuma parte do mundo, mas o homem como homem - a corrida que havia se rebelado e que merecia morrer. Veja João 6:33, João 17:21. Seu amor pelo mundo, ou para toda a humanidade, dando seu Filho, foi demonstrado por estas circunstâncias:
1. Todo o mundo estava em ruínas, e expostos à ira de Deus.
2. Todas as pessoas estavam em uma condição desesperadora.
3. Deus deu o seu Filho. O homem não tinha qualquer direito sobre ele, era um dom - um dom imerecido.
4. Ele o entregou aos sofrimentos extremos, até mesmo as dores amargas de morte na cruz.
5. Era para todo o mundo. Ele provou "a morte por todos", Hb 2:9. Ele "morreu por todos", Co2 5:15. "Ele é a propiciação pelos pecados do mundo inteiro", Jo1 2:2.
Que ele deu - Era um dom gratuito e imerecido. O homem não tinha direito: e quando não havia nenhum olho à piedade ou o braço para salvar, aprouve a Deus dar seu Filho para as mãos dos homens, para morrer em seu lugar, Gl 1:4, Rm 8:32; Lucas 22:19 . Foi o mero movimento de amor, a expressão de compaixão eterna, e de um desejo, que os pecadores não pereça para sempre.
Seu Filho unigênito - Veja as notas em João 1:14. Esta é a maior expressão de amor do que podemos conceber. Um pai que deve dar o seu único filho para morrer por outros que são culpados, se este poderia ou poderá ser feito - que apresentam maior amor do que poderia se manifestar em qualquer outra maneira. Por isso, mostra a profundidade do amor de Deus, que ele estava disposto. para dar o seu Filho único para as mãos de homens pecadores que ele poderia ser morto, e assim resgatá-los da tristeza eterna.


Fonte: Notes on the Bible, by Albert Barnes, [1834], at sacred-texts.com

Um comentário: